A FORÇA DO NORDESTE


Expansão da economia nordestina acima da média nacional nos últimos anos está acelerando a ascensão de uma nova geração de superempresários, com receitas bilionárias. Confira os bastidores da reportagem com o repórter Carlos Eduardo Valim

ROTA ECOLOGICA, PISCINAS NATURAIS E PRAIAS DESERTAS NO LITORAL NORTE DE ALAGOAS


Com aproximadamente 300 km de extensão cercados por uma barreira natural construída a milhares de anos por corais, a fantástica Rota Ecológica ou Costa dos Corais está localizada no litoral norte de Alagoas e atraí turistas que procuram praias desertas com águas mornas, gastronomia de qualidade, conforto de pousadas rústicas á beira mar e um turismo ecologicamente sustentável.


A região que começa a poucos quilômetros de Maceió e termina na divisa do Pernambuco, contém o segundo maior banco de arrecifes do mundo, ficando atrás apenas da Grande Barreira de Coral da Austrália. Em maré baixa é possível nadar nas centenas de piscinas naturais tudo isso ao lado de uma variedade enorme de peixes.


A região foi preservada graças ao traçado da estrada litorânea de Alagoas, que na altura de Barra de Santo Antônio faz um desvio para o interior e só retorna à costa litorânea em Maragogi. Os pouco mais de 40 km de praias entre Barra de Camaragibe e Japaratinga são servidos por uma estrada secundária, com um trecho de asfalto (até Porto de Pedras), uma balsa (para atravessar o rio Manguaba entre Porto de Pedras e Japaratinga) e um trecho que alterna estrada de chão com paralelepípedos (em Japaratinga).

Como chegar:

A maneira mais rápida para chegar a Rota Ecológica é através de Maceió. Seguindo pela AL-101 em direção a Barra de Santo Antônio, pegue o desvio para estrada secundária que percorre 40 km de praias entre Barra de Camaragibe e Japaratinga.

São Miguel dos Milagres:

A mais conhecida vila de pescadores do litoral Alagoano é também uma das mais antigas e conta com apenas uma rua principal, cercada por outros povoados. Por não receber parte do roteiro dos muitos turistas que visitam a capital alagoana a vila continua bem preservada e encanta todos com suas casinhas coloridas. As primeiras praias do percurso são as do Merceneiro e a do Riacho.


A Praia do Toque possui diversas opções de pousadas luxuosas. Por não possuir acesso para carros o local é bem reservado e possui ótimas referências gastronômicas. Se desejar fazer alguma refeição na região é preciso fazer uma reserva com antecedência ou se hospedar em algum hotel.


O rio Tatuamunha marca o início do vilarejo de Porto Pedras. Quando estiver na região não deixe de visitar à sede do Projeto Peixe-Boi, que introduz a natureza peixes-bois nascidos nos criadouros da sede do projeto em Itamaracá. Outras opções de passeios são os casarões centenários do vilarejo de Tatuamunha e a praia da Laje.


Considerada por muitos a praia mais bonita da Rota Ecológica e do Brasil, a Praia do Patacho é a última antes do rio Manguaba, por ser super extensa, a praia é praticamente deserta durante o dia inteiro é possível ver poucas pessoas caminhando pela areia, na maioria casais. Quando a maré está baixa o passeio ideal é ir caminhando até as piscinas naturais mar adentro.


Japaratinga:

Após pegar uma balsa para atravessar o Rio Manguaba encontra-se Japaratinga um dos mais belos lugares no litoral nordestino.
Sua tranquilidade e belas praias garantem lugar de destaque como importante destino turístico do Brasil. Seus 15 quilômetros de litoral abrigam as praias de Bitingui, Barreiras do Boqueirão e a praia do pontal.


Maragogi:

Famosa pelas Galés, conjunto de piscinas naturais,Maragogi é considerada o tesouro mais precioso da Costa dos Corais. O lugar é comparado por muitos turistas às ilhas caribenhas, graças à cor azul-turquesa da água. Além das Galés, que já foram bastante exploradas, há outras piscinas naturais, como Taoca e Barreira de Peroba, que são mais preservadas.


Qual a melhor época para visitar a Rota Ecológica?

As temperaturas são altas e chegam até 30ºC no verão. Entre os meses de maio e julho, as chuvas aumentam. É muito importante programar a visita durante a maré baixa, condição necessária para que os passeios sejam feitos. Consulte a tábua de marés da marinha.

O NORDESTE É AQUI ( em São Caetano/SP)


TV NORDESTE 21/09/15 - O Nordeste é rico em cultura, costumes e belezas. Para homenagear esta importante região do País e seus ‘filhos’, a Prefeitura de São Caetano promove, gratuitamente, neste e no próximo fim de semana, a 3ª Festa da Cultura Nordestina, no Espaço Verde Chico Mendes (Avenida Fernando Símonsen, 566), mesmo local onde ocorreu em junho o 4º Festival de Cultura e Arte do Grande ABC, realizado pelo Diário.


Além de comidas típicas, como o famoso vatapá (distribuídas em mais de 40 tendas) e brinquedos, danças e shows fazem parte da pauta. Dentre as principais atrações estão, além de Caju e Castanha e Ney Violeiro, Elba Ramalho e Alceu Valença. Elba se apresenta hoje às 21h, enquanto que Valença sobe ao palco amanhã, às 20h30.

Em entrevista ao Diário, os artistas expressam seu sentimento quanto à festa que resgata tradições nordestinas. “Um evento como este é muito importante. Nossa cultura é nosso maior patrimônio. A festa é nordestina, mas é para todos. Acima de tudo, somos brasileiros e a música é linguagem universal”, afirma Elba.

Valença, assim como a cantora, já se apresentou muitas vezes na região e diz se sentir alegre por retornar. “Considero fundamentais as iniciativas que apoiam não só a cultura nordestina, mas a cultura brasileira como um todo”, explica o cantor, que promete apresentar à sua legião de fãs sucessos como Belle de Jour, Tropicana, Táxi Lunar, Coração Bobo e Na Primeira Manhã. Há também canções de Luiz Gonzaga, entre elas Sabiá, Vem Morena, Juazeiro e Xote das Meninas. “É show pleno de identidade, porque Alceu Valença é como um espelho cristalino de seu povo. Me reflito no público e ele se reflete em mim”, expõe.

Elba Ramalho, conhecida por levar o espectador ‘para o alto’, fala o que o público de São caetano deve esperar de seu show hoje. “Muita animação, forró, xote, maracatu e baião. Há pouco tempo encerrei minha turnê de São João e pretendo mostrá-la em São Caetano, sendo o mesmo show que foi apresentado no resto do Brasil.”

Para encerrar, o secretário de Cultura Jander Cavalcanti de Lira discorre sobre a importância do resgate da cultura nordestina. “Um povo que não tem raízes acaba se perdendo no meio da multidão. Por isso, a festa visa resgatar a cultura nordestina para afirmar a identidade e preservar na memória as raízes de muitos migrantes que contribuíram para o progresso da cidade.” Para conferir a programação completa dos festejos, acesse: www.saocaetanodosul.sp.gov.br.

3ª Festa da Cultura Nordestina – Festival. Hoje, amanhã, 25, 26 e 27. Sábados e domingos, das 10h às 23h. Sexta, das 18h às 23h. Espaço Verde Chico Mendes – Av. Fernando Símonsen, 566. São Caetano. Gratuito.

TXAI ITACARÉ - A ARTE DE RECEBER BEM

...

Site Oficial Txai Resorts


Quilômetros e mais quilômetros de exclusividade para você. Esse é apenas um dos motivos para o Txai Resort Itacaré ser eleito o Melhor Hotel à Beira-Mar, segundo o renomado guia internacional Condé Nast Johansens. 


Txai Resorts: Membro do restrito grupo de hotéis Relais & Châteaux vai muito além da hospedagem. A filosofia praticada diariamente do bem estar e bem receber se traduz em oferecer momentos únicos em um refúgio que traduza, em cada detalhe, o conforto e a simplicidade. 

O Txai Resorts segue na vanguarda, em plena expansão, com o lançamento do Txai Terravista Trancoso, e em breve, com novos resorts em Ganchos, Salvador e outros pontos turísticos do Brasil.

Txai Itacaré foi inaugurado há 14 anos, e até então mantém o modelo que consagrou a bandeira da marca no mercado hoteleiro nacional e internacional – apresentar a tendência de negócios no segmento turístico imobiliário com os serviços exclusivos do Txai. Toda a experiência adquirida em Itacaré, ao longo desses anos, reflete em uma gestão eficaz.

As unidades turístico-hoteleiras do Txai Resorts são uma excelente oportunidade de investimento, pois aliam a compra de uma “casa de praia”, sem as preocupações clássicas de uma segunda residência (como manutenção e gerenciamento de colaboradores), com retorno financeiro. O comprador pode disponibilizar sua unidade para o resort alugar quando ele não estiver usando. No Txai Resorts, o proprietário aproveita até mesmo quando não está aqui!

Txai Resorts leva a arte de receber em casa ao conceito da hotelaria boutique. A palavra Txai,inspirada na língua indígena kaxinawa, significa , e simboliza o gesto de amizade com o qual gostamos de receber em nosso resort, criando a todo instante as mais simples razões para você celebrar a vida.

Nós interagimos com a natureza de forma responsável e sustentável, respeitando e acolhendo a cultura da região. Nossa proposta é que você possa renovar os seus horizontes, desbravando a geografia local com as surpresas que a mãe natureza nos reserva.

O Txai Itacaré oferece amplos espaços com a sofisticação da arte brasileira. Ambientes repletos de aconchego, criados para oferecer sossego e o bem estar. São janelas abertas para a natureza. Cenários perfeitos para aquietar a mente e aguçar os sentidos para as coisas belas da vida que se manifestam com esplendor, como, o mar sem fim, as montanhas da terra, o silêncio da noite, os perfumes da mata, os frutos, flores e raízes que dão o tom dessa terra Brasil.

Gastronomia refinada, inspirada nos produtos locais. Atenção aos pequenos detalhes e tratamento personalizado com sorriso no rosto. Massagens e atendimentos de bem-estar embalados por óleos e essências. Passeios exclusivos por lugares paradisíacos.

Tudo ao seu tempo. Tudo para que cada momento seja vivenciado como uma experiência inesquecível.


LULA CONVENCE SOCRATES NOS MILHOES DA PT (PORTUGAL TELECOM)


Após tomar conhecimento na web, a mídia nacional divulga que LULA foi capa do Jornal em Portugal, em seu envolvimento na com da Oi, Portugal Telecom.

O ex-presidente teria convencido o ex-primeiro-ministro de Portugal José Sócrates a autorizar a compra de 23% da brasileira Oi pela Portugal Telecom por € 3,7 bilhões, segundo jornal “Correio da Manhã”

O jornal português “Correio da Manhã” divulgou na semana passada uma reportagem em que afirma que o ex-presidente Lula (PT) teria convencido o ex-primeiro-ministro de Portugal José Sócrates a autorizar a compra de 23% da brasileira Oi pela Portugal Telecom por € 3,7 bilhões. A transação está sendo investigada pelo Ministério Público de Portugal por suspeita de irregularidades. O jornal lusitano explorou o assunto após a revista “Veja” ter publicado uma reportagem sobre a relação entre escândalos no Brasil e em Portugal semelhantes à operação Lava Jato e envolvendo empresas dos dois países.

O jornal português aponta que José Sócrates, que comandou o país de 2005 a 2011, era contra a venda de 50% da Vivo – que pertencia à Portugal Telecom – à espanhola Telefônica. No entanto, ao visitar o Brasil em maio 2010, Sócrates teria mudado de ideia após encontro com o então presidente Lula.

Em julho do mesmo ano, a Portugal Telecom vendeu 50% da Vivo por € 7,5 bilhões e adquiriu 23% da Oi por € 3,7 bilhões (cerca de R$ 8,5 bilhões pelo câmbio da época). A transação despertou a atenção da Procuradoria Geral da República portuguesa por suspeitas de pagamento de propina a políticos brasileiros e portugueses para viabilizar o negócio.

Um dos envolvidos seria o presidente da Andrade Gutierrez, Otávio Azevedo. A construtora brasileira é acionista da Oi. Azevedo foi preso e denunciado pela Procuradoria Geral da República brasileira por participação no escândalo da Lava Jato.

Atualmente, José Sócrates está em prisão domiciliar. Ele é acusado de fraude fiscal, lavagem de dinheiro e corrupção. O político português foi um dos alvos da operação Marquês, comandada pelo Ministério Público de Portugal. A apuração apontou que empresas e políticos portugueses agiram em conluio para vencer certames de obras públicas mediante pagamento de propinas. O Grupo Lena, que recebeu cerca de € 200 milhões por obras durante a gestão de Sócrates, chegou a constituir consórcios em Portugal com a Odebrecht, outra empresa alvo da Lava Jato .

Silêncio

Segredo. O Instituto Lula não quis comentar as reportagem do jornal português. O Ministério Público português também se negou a dar detalhes e disse que a investigação “está sob segredo de Justiça”.

Deputado tucano cobra explicação

O deputado federal e presidente do PSDB de Minas, Domingos Sávio, entende que a repercussão do jornal “Correio da Manhã”, de Portugal, “é mais do que um indício, mas sim prova do tráfico de influência de Lula”.

Ele cobrou uma explicação pública do petista. “Lula não está acima da lei, porque isso destrói as bases da democracia. Nas democracias mais avançadas, até presidentes em exercício foram punidos. Lula tem que responder ao povo brasileiro sobre estas acusações.”
http://jornais.sapo.pt/nacional/4063@2015-09-10/iframe

SANTA CRUZ DE CABRÁLIA TEM PRAIAS DESERTAS E MUITA HISTORIA


TV NORDESTE - Dona de praias praticamente desertas, rios navegáveis ideais para a prática de esportes náuticos e vilas históricas, Santa Cruz Cabrália é um importante centro turístico do sul da Bahia. Mais tranquila que a vizinha e badalada Porto Seguro – distante apenas 23 quilômetros –, a cidade fica entre o rio João de Tiba e um quebra-mar natural, situado na baía de Cabrália.

Na Reserva Indígena da Tribo Pataxó, dentro do município, fica um dos pontos turísticos mais importantes da região: a praia Coroa Vermelha, local da celebração da primeira missa em território brasileiro e marco do descobrimento do país. Alguns dos passeios mais concorridos da região são feitos a partir de Santa Cruz Cabrália, como a viagem de barco para recantos intocados como as praias da vila de Santo André e os bancos de corais de Coroa Alta. 



O sol é generoso durante o ano inteiro, mas nos meses de inverno (entre junho e agosto), a probabilidade de ocorrer chuvas na região é grande.



Na área onde hoje fica a cidade existiu, inicialmente, o povoado de Santa Cruz, destruído pelos índios Aimorés em 1564. O local corresponde ao atual território da Reserva Indígena da Tribo Pataxó, com sede emCoroa Vermelha.


Com paisagens naturais belíssimas e com a tranquilidade característica das cidades do interior da Bahia, Santa Cruz Cabrália reúne casas antigas e edifícios históricos, a beleza da Unidade de Conservação Santo Antônio e da foz do rio João de Tiba, além de ilhas recobertas pelo manguezal e do quebra-mar natural de recifes. A Coroa Alta (imenso recife com banco de areia em alto mar) é um dos pontos mais visitados da cidade.


PRAIA DO AMOR - RIO GRANDE DO NORTE


É ela o point do surf em Pipa. Ondas radicais, areia larga, galera descolada, barracas de praia, artesãos e mais, e mais, e mais ondas. O resultado? Surfistas por todos os lados e princesinhas do surf, também. Os corpos mais sarados e a moçada bonita estão na Praia dos Afogados, tanto pelo surf, quanto pelo body-board, e também pelo frescobol, futebol, vôlei de praia... 

As principais competições de surf da Pipa e algumas das mais importantes do estado e da região são decididas nesta praia, que deu a fama que a Pipa tem. O mirante que se ergue em suas falésias, é o componente extra dessa viagem pela natureza e pelo esporte dos deuses. Esta praia lança moda e é a moda da Pipa, renovada a cada Verão. 



Na seqüência, a mais bela; a Praia do Amor, onde o desenho das pedras das piscininhas naturais tem o formato do coração. Amor e Afogados se confundem e, do Chapadão, elas são a mesma, são contínuas. Uma com o surf, a galera jovem; outra, com as famílias, as crianças...




Como chegar:

Indo pela Praia do Centro na maré baixa ou pela escadaria de concreto próximo ao estacionamento que beira o final da rua principal, esquina à Pousada Girassol. Ponto de surfistas com bom vento para velejar e o mar mais revolto, tendo no flanco próximo ao Chapadão a formação de piscinas naturais na maré baixa. Muitas barracas e um visual incrível.

ITACARÉ NO SUL DA BAHIA, TEM DIAS E NOITES AGITADAS COM BANHO DE MAR E CACHOEIRA


ITACARÉ - Se o vírus do mosquito baiano te picar, não resista: procure uma rede embaixo de um coqueiro e repouse sem contar as horas, ouvindo o barulho do mar. Pelo número de habitantes e pelo tamanho da cidade, uma esticada até Itacaré fecha com chave de ouro o roteiro depois de Salvador. O aeroporto mais próximo é o de Ilhéus, 70 quilômetros ao sul do vilarejo (na rodoviária, há ônibus por cerca de R$ 12).

Com manguezais de um lado e faixas de areia desertas do outro, é preciso percorrer menos de 60 minutos antes de chegar na cidadezinha. Entre os pés de jambu e de caju, escondem-se entradas para casas de ricos e famosos. Um que fez da cidade sua morada de veraneio foi o ator Ian McKellen, que interpretou o feiticeiro Gandalf, nos filmes da série “O senhor dos anéis".


Preste atenção especial às redes aéreas e à entrada dos túneis que passam por baixo da estrada. Elas são usadas como passagem para preguiças, micos e serpentes. Chegando lá, reserve o dia para fazer uma maratona entre as praias de Itacaré ou escolha um pedacinho de areia para chamar de seu. 

ENCONTRO DAS ÁGUAS

A Praia da Reserva tem campeonato de surf, pista de skate, lanchonete com comida vegetariana, chuveirão com água de nascente e roda de capoeira. Frequentada por um público mais jovem, a praia tem também aluguel de prancha por R$ 10 (a hora) ou R$ 30 (o dia inteiro). 

Se você dominar fácil o mar forte, dê um pulo também na Praia da Ribeira, que tem tirolesa (de R$ 15 a R$ 20) e um bucólico rio que desemboca no mar. Mas, se estiver acompanhado de pessoas mais velhas ou de crianças, não perca tempo e vá direto para a Praia da Concha. As águas tranquilas convidam para o mergulho, o stand up paddle e, simplesmente, para a apreciação do farol, fincado na ponta direita da orla. Quando a maré está baixa, dá para ir até lá a pé. Por perto, há lojinhas de artesanato que vendem objetos feitos com fibra de coco e barracas com o famoso guaiamum — o caranguejo azul, maior do que seus similares tradicionais, comido, dizem os locais, nos meses que tem a letra “R” em sua composição. 

Com o corpo descansado (e bronzeado), a próxima dica é aproveitar a noite de Itacaré, que costuma ser bem agitada. Os donos dos bares de lá arranjaram um esquema interessante para que todos saiam ganhando: funcionam em esquema de rodízio. O Favela Coffee Shop, na Rua Pituba é o primeiro a abrir as portas. Horas depois, ele fecha, e os clientes vão, em massa, para o Jungle e assim por diante. Para dançar forró, a sugestão é o Marimel, onde os nativos ensinam os forasteiros a chacoalharem os ossos. Dizem que os israelenses são os que mais gostam e, vez por outra, acabam ficando. 

Se o seu voo de volta for por Ilhéus, passe pela cachoeira Tijuípe (a entrada para o poço generoso custa R$ 20) e pelo Mirante II, com vista para a Serra Grande, localizada no município de Uruçuca. Dá pra ver os 34 quilômetros da praia deserta do Pé de Serra, enquanto falcões imponentes dão rasantes a alguns metros do penhasco. Na alta temporada, no verão, há prática de voo livre. 

Escolhendo todas as opções ou apenas uma delas, uma parada se torna compulsória: a Cabana da Empada. Prove os sabores tradicionais da casa, como carne seca com banana, escarola com queijo frescal, caranguejo, queijo coalho com linguiça, cupulate (cupuaçu com chocolate), maçã com creme. Qualquer uma custa R$ 6. 

Pronto! Para voltar para casa, com a sensação de dever cumprido, dê uma espiada rápida na Praia dos Marcianos. Ela não é tão bonita assim, mas tem uma história engraçada. Era lá que as mulheres dos antigos coronéis do cacau iam tomar sol, com os bobes nos cabelos. Dá para entender o porquê do apelido, né? 

SERVIÇO

Onde ficar

Txai Itacaré: Diárias a partir de R$ 1.040 para casal. Rodovia Ilheus-Itacaré Km 48. txairesorts.com 

Itacaré Eco Resort: Diárias a partir de R$ 564 para casal. Rodovia BA 001 Km 64, Condomínio Villas de São José. ier.com.br 

Vila Barracuda Boutique Hotel: Diárias a partir de R$ 400. Rua João Coutinho 55, Centro. vilabarracuda.com.br


Fonte: http://oglobo.globo.com/boa-viagem/itacare-no-sul-da-bahia-tem-dias-noites-agitadas-com-banho-de-mar-de-cachoeira-17404582

NORDESTE EM RITMO DE SAO JOAO 2016


Desta vez, o motivo da procura pelo Nordeste não são as belas suas praias, mas sim as festas juninas que se espalham por todos os estados e reforçam a tradição da região nos festejos em homenagem a Santo Antônio, São Pedro e São João.


Na Bahia, “além dos ‘arraiás’ que se espalham pelos bairros de Salvador, como Amaralina, por exemplo, tem uma grande festa no Pelourinho que atrai muitos turistas que estão na cidade”.

De maio até julho, fogueiras, dança de quadrilhas, forró, quermesses e muita comida regional aumentam o fluxo de turistas e movimentam a economia de diversos municípios.

As festas de Caruaru, em Pernambuco, e Campina Grande, na Paraíba, estão entre as mais movimentadas do país – e duram cerca de um mês. As condições as levaram a disputar o título de “O Maior São João do Mundo”. A do município pernambucano, terra do sanfoneiro Luiz Gonzaga, por exemplo, começa no dia 30 de maio, e segue junho a dentro. Já a festa paraibana se estende até o dia 5 de julho.

Em Caruaru, a festa com 364 shows deve resultar, nos cálculos da prefeitura da cidade, em movimentação financeira de R$ 246 milhões, e gerar seis mil empregos diretos e indiretos. Já o São João de Campina Grande deve reunir dois milhões de pessoas e, segundo a prefeitura, repetir o sucesso do ano passado, quando a cidade recebeu, além de visitantes do Nordeste e do Sudeste, turistas da Espanha, França e Estados Unidos.

No Rio Grande do Norte, o São João de Mossoró, município localizado a 280 km de Natal, vai entrar para o calendário de eventos do Ministério do Turismo. Os números expressivos da festa justificam a inclusão. No ano passado, segundo a prefeitura, a festa recebeu cerca de dois milhões de visitantes em 22 dias e movimentou R$ 10 milhões na economia local.

Se no Carnaval tem o Pré Caju, em junho tem o Forró Caju. Assim, a sergipana Aracaju se posiciona no circuito dos grandes eventos juninos, que se espalham pelas capitais e pelo interior do país. Entre as marcas registrada das comemorações do “São João” pode-se citar a valorização da culinária, que tem no milho um de seus principais ingredientes, da vida interiorana e dos artistas regionais, convocados para animar festas que vêm crescendo, e se profissionalizando a cada ano.

MINISTRO APRESENTA NOVO MODELO DE DESENVOLVIMENTO PARA O NORDESTE

O NORDESTE NAO TEM UMA ESTRATÉGIA COMUM DE DESENVOLVIMENTO, 
DIZ MINISTRO DE DILMA
O ministro terá uma agenda intensa no Recife. A primeira atividade será com o governador Paulo Câmara (PSB).


TV NORDESTE - 21.06.15 - O ministro da Secretaria de Assuntos Estratégicos da Presidência da República, Mangabeira Unger, se encontra hoje com o governador Paulo Câmara (PSB), no Palácio das Princesas, trazendo na bagagem proposta de novo modelo de desenvolvimento do Nordeste. Uma delas está diretamente ligada à qualificação no ensino básico, com a adoção de escolas de ensino médio que combine ensino geral com o técnico.

Qual o objetivo de sua visita a Pernambuco?

Visitarei o governador Paulo Câmara. Nosso objetivo é trabalhar em prol da retomada de projetos estratégicos para o Nordeste como a linha de frente do novo modelo nacional de desenvolvimento. Esta é uma tarefa a que me dediquei no final do meu período no governo Lula e ficou interrompida, mas estou determinado a retomá-la com mais força. Tenho a convicção que pode ser um objeto de vanguarda da nossa estratégia nacional de desenvolvimento.

Além de Pernambuco, o senhor viajou por outros estados para apresentar essa nova proposta?

Já visitei o Maranhão e Piauí e participei do último fórum de governadores, em Natal. E agora vou continuar visitando cada um dos estados nordestinos. A minha concepção é que o Nordeste não tem estratégia desde a época de Celso Furtado. Há grandes avanços na região, há uma criatividade assombrosa, uma mudança da cultura política, um empreendedorismo emergente, vibrante, mas não há estratégia. Nesse vazio, o que tem prevalecido na região é a combinação de duas ilusões. Uma são ações de escala artesanal, sobretudo no Semiárido que ocupa as pessos hoje sem abrir caminho. A outra ilusão é o fascínio por grandes obras no litoral em grandes empreendimentos, como refinarias no litoral que não criam cadeias produtivas em volta. Essa combinação de ilusões faz as vezes do projeto que o Nordeste não tem. Nesse vazio de projetos há o perigo de buscar incentivos e subsídios. Eles são necessários, mas só como meios e não como fins. Eles são meios de uma estratégia que precisam ser construídas.

Como resolver a questão?

Minha tese nas discussões com os governos nordestinos é que precisamos partir de uma outra concepção da política regional. A política regional não é para ser de compensações para o atraso. Tem que identificar e acalentar vanguardas e vanguardismos de alternativas para o país. Como, por exemplo, os empreendedores emergentes do Semiárido nordestino.

Quando fala que Pernambuco não deve ficar só nos grandes empreendimentos como a refinaria, o senhor chegou a conhecer?

Não dessa vez, mas nas visitas anteriores. Estou agora nos primeiros passos dessa tentativa de esforço de fazer um projeto para o Nordeste. A minha convicção é que ele deve tomar como ponto de partida as duas forças construtivas que já atuam na região. Uma delas é esse empreendedorismo vigoroso, emergente que a gente ver no Nordeste, sobretudo no Semiárido. A outra força é a tecnológica popular de grande criatividade, mas orfã de instrumento de acesso a práticas avançadas a capital domésticos e mundiais.

O senhor fala com entusiasmo do polo de confecções de Toritama de Pernambuco como forma de investir nas vocações regionais.

Na minha passagem anterior por lá estudei todo o complexo em torno de Toritama. Fiquei maravilhado. Vi todas as formas de produção do Ocidente do século 17 ao 21 numa anarquia produtiva que existe. Se conseguirmos juntar essa energia humana com uma organização que a qualifique, que facilite o acesso ao capital, a tecnologia e aos mercados domésticos vamos ter uma revolução produtivista.

O senhor tem falado em mudanças no ensino básico com a inclusão de cursos técnicos. Como aconteceria na prática?

Minha crítica é quando ao ensino médio. Uma escola secundária que combine uma orientação geral analítica sem enciclopedismo ou decoreba e focalize as vocações práticas, genéricas e criativas. Não é separar o ensino geral, do técnico, mas reuní-lo. Também é necessário construir uma política social de sentido capacitador. Já existe os programas das bolsas (do governo federal), que tiveram grande efeito. É preciso resgatar política sociais para os que deixaram a pobreza e estão na linha emergente. Não é criticar o programa das bolsas, que resgatou milhões de pessoas da pobreza e tem tido efeitos benéficos no Nordeste. Mas precisamos acrescentar a esses programas uma segunda leva de programas especificamente destinados aqueles que chamamos de emergentes e batalhadores. Os que já deixaram de ser beneficiários dos programas sociais ou que estão as vésperas de deixar de ter e que precisam de acesso ao mercado de trabalho como o ensino técnico, mas também ter acesso aos instrumentos da atividade econômica, ao credito e a tecnologia.

O senhor defendeu em recente entrevista uma ação conjunta dos governadores do Nordeste para ligar o marco tributário e regulatório da atividade produtiva. Explique melhor.

É necessário nova forma de atuação. Um exemplo é o programa de licenciamento ambiental, que é o pesadelo para os produtores em todo o país, inclusive no Nordeste. A dificuldade que enfrentamos não é por direito ambiental, mas é que ele é um direito em larga escala vazia. Não define regras. Precisamos criar regras, o arcabouço jurídico da atividade produtiva. Outro exemplo é o regime tributário, que insufla a guerra fiscal entre os estados e cria situações desfavoráveis em região como o Nordeste, que em larga medida é consumidora de produtos industriais. É claro que o Nordeste não pode por si só mudar o regime tributário do país, mas a região pode, dentro da federação, ajudar a liderar uma articulação majoritária dos estados federados em favor de uma mudança tributária que acabe com esse males.

O senhor defende a volta da Sudene num novo formato?

Defendo a criação de instituições que sirvam como coordenadoras dessas iniciativas estratégicas. Seria importe resgatar a Sudene e transformá-la de fato na coordenadora dessas ações na ponta. De outro lado, tenho proposto aos governadores nordestinos que criem instituições que estejam sobre o controle dos governos do Nordeste. Todas as instituições que tratam da política nordestina como a própria Sudene, a Codevasf, o Banco do Nordeste, e em certo sentido, o próprio Ministério da Integração, são organizações federais. O Nordeste não conta com uma instituição ou instituições que sirvam de veículos de federalismo cooperativo horizontal, de uma ação conjunta dos próprios estados Nordestinos.

Como seria essa volta da Sudene?

O Nordeste tem que ser soerguido pelo Nordeste. Tem que ter estratégia para a região. Não tem que buscar sua salvação em Brasília. O governo federal tem responsabilidades. A primeira responsabilidade do Nordeste é criar uma estretégia. A Sudene não deve a base autoritária de uma estratégia deliberada pelo governo federal e imposta ao Nordeste. Por outro lado, não deve parecer um balcão para buscar apoio para iniciativas desconexas, ainda que sejam exitosas. O Nordeste deve ser o agente coordenador na ponta da base da iniciativa que resulte nessa estratégia. Minha proposta é que além da Sudene, os governos criem outra entidadade sob o controle deles.

O senhor afirma que apesar do Nordeste ser uma região importante para o país, não tem uma estratégia comum de desenvolvimento.

Estou comprometido com esse trabalho, não só porque o Nordeste é tão importante dentro do Brasil, é quase 30% da população brasileira, mas também porque vejo na região muitas das qualidades que são necessárias para novas estratégias nacional de desenvolvimento. Estamos tentando construir no Brasil uma estratégia baseada em ampliação de capacitações ocupacionais e oportunidades econômicas. Uma democratização da economia do lado da oferta e não apenas do lado da demanda. Essa tarefa exige inovações institucionais. O Nordeste tem criatividade, tem dinamismo humano, tem energia empreendedora, tem capital social. Mas ainda não tem uma estratégia comum. Ajudar a construir essa estratégia em colaboração não só com os governos nordestinos, mas com a sociedade é agora o meu objetivo.

Como falar em melhoria na qualidade do ensino quando o governo federal corte R$ 9 bilhões para a educação?

Não concordo. Os cortes são em programas como o Fies e Pronatec. São cortes difícies, mas necessários no contexto do ajuste fiscal. Esses cortes de nenhuma maneira inviabilizam o nosso projeto prioritário, que é qualificação do ensino básico, a mudança de qualidade. Em primeiro lugar, os cortes são de curto prazo e temporário e o projeto da qualificação do ensino básico é de médio e longo prazo. Vivemos no Brasil uma onda de ampliação do acesso que permitiu grandes avanços, agora essa onda de ampliação do acesso precisa ser substituída por uma onda de melhora da qualidade. Muitas iniciativas do Projeto Pátria Educadora não são dinheiro, são iniciativas normativas. Um delas é organização do novo currículo nacional, a base nacional, como consequências de competências analíticas. O segundo exemplo é o desenho do federalismo cooperativo na educação. Isso não tem nada tem a ver com dinheiro. Isso é desenho institucional. Nós estamos acostumadas no Brasil a fazer tudo com dinheiro. A verdade é que as ideas estão mais escassas do que dinheiro. 

Num estado onde o governo não implanta o piso nacional o senhor não acha que fica difícil para o professor assimilar esse novo projeto? Os governadores não têm que fazer o dever de casa?

É natural que os governos procurem subsídios e incentivos do governo federal. A restrição desses subsídios não pode servir como uma razão para abandonar a construção de uma estratégia organizante no Nordeste. Pelo contrário, a história moderna demonstra que os períodos em que a liquidez diminuiu no mundo foram justamente os períodos das grandes inovações institucionais. A limitação do capital em vez de anular a iniciativa pode estimular a iniciativa pode estimular a iniciativa se o conteúdo da iniciativa é a mudança estrutural. Da mesma maneira é com a educação. O fato de termos temporariamente de conter os investimentos em programas que ampliam o acesso não é razão para abandonar projetos destinados a aumentar a qualidade. Temos muito ainda a fazer em matéria de ampliação do acesso, mas agora não podemos focar somente no acesso. A qualidade no ensino básico no Brasil é incompatível com o desenvolvimento do país. Não temos nenhuma razão para esperar a travessia do ajuste fiscal para começar a construir um projeto audacioso de qualificação na educação básica.

Agenda do ministro Mangabeira Unger no Recife

Encontro com o governador Paulo Câmara no Palácio das Princesas - 10h00

Coletiva com a imprensa - Palácio das Princesas - 11h30

Visita ao Ginásio Pernambucano - 14h às 15h30

Palestra no Auditório do Centro de Artesanato do Recife Antigo - 16h às 17h30

Retorno para Brasília - 19h

http://www.diariodepernambuco.com.br/app/noticia/politica/2015/05/27/interna_politica,578595/o-nordeste-nao-tem-estrategia-comum-de-desenvolvimento-afirma-ministro-de-dilma.shtml

LEILAO DEVE AMPLIAR CONCORRÊNCIA ENTRE AEROPORTOS DO NORDESTE

Obras inacabadas no Aeroporto Internacional de Salvador
A intenção do governo de conceder à iniciativa privada a gestão dos aeroportos de Salvador e Fortaleza já no primeiro trimestre do próximo ano tende a impulsionar o setor de turismo no Nordeste, hoje concentrado no eixo Rio-São Paulo. Mas, apesar da expectativa de criação de novos voos nacionais e internacionais — principalmente para a Europa — e da maior concorrência entre os aeroportos, especialistas avaliam que é preciso investir na infraestrutura de acesso aos terminais para evitar erros como o do Aeroporto de São Gonçalo de Amarante, no Rio Grande do Norte, leiloado em 2011 e que até hoje tem acesso precário.

Na segunda etapa do Programa de Investimentos em Logística (PIL), anunciado anteontem pelo governo, o Aeroporto de Salvador deve receber investimentos de R$ 3 bilhões e ganhar uma segunda pista. Para o de Fortaleza, a previsão é de recursos de R$ 1,8 bilhão com a ampliação do pátio e do terminal de passageiros. O PIL prevê a privatização de Florianópolis e Porto Alegre, com R$ 3,6 bilhões.

— Haverá maior competição no Nordeste, pois os consórcios que levarem esses aeroportos vão disputar as empresas aéreas oferecendo melhores condições. Isso abre espaço para mais voos. Mas o governo tem que fazer a parte dele. O aeroporto no Rio Grande do Norte acabou virando uma ilha porque não recebeu as obras de ligação com a cidade — diz Jorge Leal Medeiros, professor da Escola Politécnica da Universidade de São Paulo (USP).

NOVO CENTRO DE DISTRIBUIÇÃO DE VOOS

Renato Kloss, do escritório Siqueira Castro Advogados, lembra que a maior competição vai permitir mais investimentos na malha aérea do Nordeste, região que vai receber novo centro de distribuição de voos (hub) da TAM. A aérea vai escolher entre Fortaleza, Recife e Natal a sede de seu centro de conexões de voos entre América do Sul e Europa até fins de 2016.

— A concessão vai permitir maior desenvolvimento do Nordeste e aumentar a qualidade. O Nordeste é o destino de 30% das viagens no Brasil e recebeu 436 mil estrangeiros no ano passado. Havia ainda um pleito de Recife, que acabou ficando de fora. Natal, por exemplo, é o ponto mais perto da Europa e ainda disputa um novo hub da TAM. Mas é preciso resolver a questão do acesso ao aeroporto — disse o ministro do Turismo, Henrique Alves.

As companhias aéreas se mostram otimistas com a maior concorrência. A American Airlines, que tem dez voos semanais de Salvador e Recife para Miami, conta com média de 80% de ocupação. Segundo Alexandre Cavalcanti, gerente de vendas da empresa, um maior investimento nos aeroportos vai melhorar a qualidade para os passageiros:

— Além disso, com maior concorrência nos aeroportos, as taxas para as companhias podem baixar, estimulando novas oportunidades.

Na Air Canada, que registrou crescimento de 38% em passageiros para o Nordeste entre janeiro e maio deste ano na comparação com o ano passado, vai implementar code share (compartilhamento de voo) com a Gol no segundo semestre para as cidades nordestinas. Claudio Borges, diretor de Planejamento de Malha da Gol, prevê aumento na capacidade aeroportuária no Nordeste. A empresa, que já oferece opções diretas da região para Buenos Aires, estuda novos trechos. Uma das opções seria criar voos diretos para o Caribe.

— Haverá mais voos e mais qualidade. Há um desejo das empresas para isso — diz ele.

Depois que as construtoras envolvidas na Operação Lava-jato, como UTC, OAS e Engevix, levaram parte dos aeroportos concedidos, como os de Brasília, São Paulo e Natal, a formação dos futuros consórcios aparece como fator de preocupação.

— Haverá empresas suficientes? Ninguém sabe quem pode aparecer — disse uma fonte do governo que não quis se identificar.

http://oglobo.globo.com/economia/infraestrutura/leilao-deve-ampliar-concorrencia-entre-aeroportos-do-nordeste-16409960


BRASIL PERDE DISPUTA POR ESMERALDA GIGANTE NA JUSTIÇA DOS ESTADOS UNIDOS

Imagem de outubro de 2001 mostra a esmeralda Bahia, uma das maiores do tipo no mundo
Juiz decidiu a favor de grupo empresarial americano.
Esmeralda de 180 mil quilates está avaliada 
em US$ 400 milhões.

A esmeralda de 380 quilos descoberta na Bahia em 2001 e que o governo brasileiro reivindicava como um tesouro nacional, parece ter encontrado finalmente um dono, com a decisão de um juiz dos EUA a favor de um grupo empresarial americano.

Na quinta-feira, o juiz da Suprema Corte de Los Angeles Michael Johnson decretou que o "FM Holdings apresentou provas claras" que lhe atribuem a propriedade da pedra, após escutar os testemunhos dos três sócios do grupo, em 14 de maio passado.

Pelas leis da Califórnia, se no prazo de 15 dias nenhuma das partes recorrer, a decisão será definitiva, acabando com seis anos litígio.

O advogado do grupo, Andrew Spielberger, disse nesta sexta-feira à AFP que seus clientes "estão muito contentes", e lembrou que "sempre afirmaram sua propriedade" sobre a pedra.

Esmeralda gigante encontrada na Bahia era disputada nos EUA
A esmeralda de 180 mil quilates, formada por nove tubos verdes, é considerada a maior do planeta e está avaliada em US$ 400 milhões.

Desde que foi descoberta na Bahia, em 2001, a pedra viveu uma autêntica odisseia, até terminar nas dependências do xerife do condado de Los Angeles, onde aguardou a decisão final.

O litígio começou em 2009, com a disputa entre garimpeiros, compradores de pedras e sócios do FM Holdings sobre a propriedade da esmeralda.

Quando a Justiça estava a ponto de chegar a um veredicto, em setembro passado, o Brasil decidiu reivindicar seu direito ao pedir a dissolução do processo e a posse da esmeralda.

Paralelamente, iniciou negociações com o governo americano para que a pedra fosse repatriada.

No final de março, o juiz Johnson assinalou que o governo brasileiro "não fez nada para mostrar interesse sobre o caso", e descartou seu direito à esmeralda.

Após ser encontrada na Bahia, a esmeralda foi levada para São Paulo, mas em 2005 foi enviada a um geólogo da Califórnia.

O geólogo enviou a pedra a Nova Orleans, onde permaneceu desaparecida por várias semanas após as inundações provocadas pelo furacão Katrina, em agosto de 2005.

Depois de ser resgatada na água, a esmeralda terminou nas mãos do empresário californiano Larry Biegler, que comunicou seu desaparecimento em 2009.

Uma investigação liderada pelo xerife do condado de Los Angeles localizou finalmente a esmeralda em Las Vegas, em posse dos sócios do grupo FM Holding.

BNTM NORDESTE 2015, PRETENDE FOMENTAR AINDA MAIS NEGOCIOS NESTA EDIÇAO


COM O NORDESTE COMO A "BOLA DA VEZ", BOLSA DE NEGÓCIOS QUER MOVIMENTAR R$ 200 MILHÕES 

Não é à toa que o novo centro de conexões de voos domésticos e internacionais do grupo Latam Airlines (das companhias aéreas TAM e LAN) será no Nordeste. Estão na disputa as principais capitais e serão analisadas a localização geográfica, a infraestrutura aeroportuária e o seu potencial de desenvolvimento. Entre as vantagens para atrair o hub, está a possível concessão de benefícios fiscais sobre o combustível.

O Nordeste é mesmo a “bola da vez”, tanto para quem quer fechar negócios como para aqueles que desejam aproveitar as belezas naturais da Região. E com a alta do dólar, mais pessoas estão à procura das viagens nacionais. O cenário atrai mais visitantes estrangeiros para o Brasil. A Associação Brasileira da Indústria de Hotéis (Abih) já contabiliza uma alta de 7% nas viagens locais no primeiro trimestre de 2015 e prevê um crescimento de 10% nos voos domésticos até o final do ano. O Nordeste é, mais do que nunca, um destino certo. Em primeiro lugar na escolha dos turistas está Fernando de Noronha.

Mais atual e adequada do que nunca, a realização da 24ª edição da Brazil National Tourism Mart – BNTM 2015, maior evento de Turismo da América Latina, acontece em ótima hora para o mercado de turismo da Região. Com 70% de mesas ocupadas, o evento, que acontece entre os dias 28 e 31 de maio no Centro de Eventos do Ceará, vai reunir operadores de turismo (buyers) de mais de 30 países. A expectativa da organização da feira é receber 1,5 mil visitantes, entre agentes, operadores de viagens e representantes do trade turístico nacional e internacional, movimentando cerca de R$ 200 milhões em rodadas de negócios.

Sobre a BNTM

Com o foco cada vez maior na profissionalização e divulgação dos atrativos do Nordeste brasileiro, a 24ª edição da BNTM – Brazil National Tourism Mart – acontece entre os dias 28 e 31 de maio no Centro de Eventos do Ceará. Os pavilhões do local serão abertos para recepcionar toda a cadeia produtiva do turismo nacional e internacional. Estarão presentes operadores de turismo (buyers) de mais de 30 países, além de representantes governamentais, hoteleiros, agências de viagens e imprensa nacional e internacional, para fomentar negócios para os nove estados nordestinos.

Informações para a imprensa

Exclusiva!BR | 81 3366.9666

Kamila Nunes – kamila@exclusivabr.com – 81 3366.9672 | 81 9453.9358

Priscila D’arc – priscila@exclusivabr.com – 81 3366.9672 | 81 9452.8409

Juliana Pessoa – juliana@exclusivabr.com – 81 3366.9660 | 81 9267.8616

TEATRO JOSÉ DE ALENCAR EM FORTALEZA NO CEARA, APRESENTA ARQUITETURA ECLÉTICA E SALA DE ESPETÁCULO ART NOUVEAU



O Teatro José de Alencar é um teatro brasileiro, localizado na cidade de Fortaleza, no Ceará. Foi inaugurado oficialmente em 17 de junho de 1910 e apresenta arquitetura eclética, sala de espetáculo em estilo art nouveau, auditório de 120 lugares, foyer, espaço cênico a céu aberto e o prédio anexo, com dois mil metros quadrados, que sedia o Centro de Artes Cênicas (CENA); o Teatro Morro do Ouro, com capacidade para 90 pessoas; a praça Mestre Pedro Boca Rica, com palco ao ar livre e capacidade para 600 pessoas; a Biblioteca Carlos Câmara; a Galeria Ramos Cotôco; quatro salas de estudos e ensaios; oficinas de cenotécnica, de figurino e de iluminação; o Colégio de Dança do Ceará e o Colégio de Direção Teatral, do Instituto Dragão do Mar; a Orquestra de Câmara Eleazar de Carvalho; e o Curso Princípios Básicos de Teatro. 




A pedra fundamental do teatro foi lançada em 1896, no centro da praça Marquês do Herval, hoje Praça José de Alencar (Fortaleza)2 , mas o projeto original não foi concretizado. Em 1904 é que foi oficialmente autorizada a construção do Teatro José de Alencar, através da lei 768, de 20 de agosto. Em 6 de junho de 1908 as obras oficialmente tiveram início, e as peças de ferro fundido que compõem a estrutura do teatro foram importadas de Glasgow, na Escócia. No início do século, ao fazer o projeto arquitetônico do Teatro José de Alencar, o capitão Bernardo José de Mello imaginou um teatro-jardim. Mas, o jardim mesmo, só foi construído anos depois da festa de inauguração, na reforma que durou de 1974 a abril de 1975. O jardim ocupa todo o espaço vizinho ao teatro, pelo lado leste. O novo prédio, conhecido como anexo, foi incorporado ao Teatro José de Alencar na reforma realizada de 1989 a 1990.


TV Ceara

.

MULHER QUE ESCOLHEU A VIDA DEPOIS DE UM ESTUPRO AOS 12, NAO SE ARREPENDE E DIZ QUE A FILHA A FEZ VALER A DOR


Lianna Rebolledo tinha apenas 12 anos de idade, e enquanto caminhava perto de sua casa na Cidade do México foi subitamente atacada por dois homens e brutalmente violentada. Os agressores deixaram a jovem quase morta, e seu rosto e pescoço quase desfigurados. O que os agressores não sabiam é que também haviam deixado em Lianna o início de uma nova vida.




“Foi muito violento. Honestamente, pensei que eles fossem me matar”, disse ela ao LifeSiteNews durante uma vídeo-entrevista em Washington, D. C., na semana passada.

Um médico disse a Lianna que ela não precisava viver com as conseqüências do estupro. Ela não precisava se apegar a algo que a lembraria constantemente daquela noite terrível, disse o médico a ela. Garantiram-lhe que o aborto era ‘direito’ seu.
Lianna e sua filha

Mas Lianna perguntou ao médico se o aborto a ajudaria a esquecer o estupro e a aliviar a dor e o sofrimento. Quando ele disse ‘não’, ela entendeu que tirar a vida do bebê de fato não beneficiaria ninguém.

“Se o aborto não iria curar nada, não fazia sentido [recorrer a ele]”, disse ela.

“Eu sabia perfeitamente que tinha alguém dentro do meu corpo. Eu jamais pensei em quem era o pai biológico dela. Ela era minha garota. Ela estava dentro de mim. Só o fato de saber que ela precisava de mim, e eu dela, me fez querer trabalhar, conseguir um emprego [para ajudá-la]”, disse ela.

O estupro transformou a vida de Lianna em um verdadeiro inferno. Ela não conseguia deixar de sentir-se suja, não importava quantas vezes ela se banhasse. A idéia de suicídio parecia oferecer à jovem garota uma libertação instantânea de tanta tristeza, mas ela começou a entender que ela tinha de pensar não apenas em si, mas no futuro daquela pequena vida que estava se desenvolvendo dentro do corpo dela.

Ao olhar para o passado, Lianna, hoje com 35 anos, compreende que sua filha salvou sua vida e a ajudou a receber a cura de que ela tanto precisava.

“No meu caso, duas vidas foram salvas. Eu salvei a vida da minha filha, mas ela salvou a minha”, disse ela.

Além disso, hoje ela vê que sua vida após o estupro ganhou um propósito e um sentido precisamente por causa de sua filha, que hoje tem 23 anos e recentemente terminou o curso superior.

“Foi realmente difícil, mas o simples fato de ver aquela pequena pessoa me dizendo o quão feliz ela era por eu ter lhe dado a vida… Quando ela disse isso – e ela tinha apenas 4 anos quando ela disse: ‘Mãe, obrigado por me dar a vida’ – eu percebi que foi ela quem havia me dado minha volta de volta.”

“Ela sempre esteve disponível para mim. Ela é a única pessoa que me demonstrou um verdadeiro amor. E eu sempre serei grata”, disse ela.

Lianna diz que ela não consegue imaginar a vida sem sua filha. Assombrosamente, ela diz que passaria por toda a humilhação, dor e sofrimento novamente, se isso significasse conhecer e amar sua filha.

“Embora o estupro tenha sido um momento muito difícil, se eu tivesse de passar por tudo outra vez apenas para conhecer e amar minha filha, eu o faria.”

Hoje Lianna mora em Los Angeles, Califórnia, onde ela dirige a Loving Life, uma organização sem fins lucrativos que ajuda mulheres grávidas e que foram estupradas. Ela também é uma palestrante pró-vida internacional [que divulga] a mensagem de que toda vida, não importa como tenha iniciado, é digna de amor.

TV Nordeste

JORGE AMADO, O ESCRITOR E O PERSONAGEM

No centenário do autor, revelações sobre a criação de uma obra traduzida em 49 idiomas. Se escrever é 99 por cento de transpiração e apenas um por cento de inspiração, para Jorge Amado essa conta não fechava. No Caminhos da Reportagem desta semana você vai ver que o escritor de Capitães da Areia, Tieta do Agreste, Tenda dos Milagres, e tantos outros, não tinha uma, mas várias regras, manias, fases, horários e lugares para escrever. O que não mudava nunca era a observação sobre o ser humano. 


Do pescador ao artista, do amigo filósofo à dona do bordel que frequentava quando moleque, qualquer pessoa que passasse pelo campo de interesse do escritor, corria o risco de acabar nas páginas de seus livros. Você vai ver que Jorge Amado, ele próprio era um personagem que se apaixonava pelos protagonistas, ria deles e para eles. As histórias de um escritor correndo de sua inspiração em Ilhéus, as desilusões com o comunismo, as diversões em viagens à Europa, o amor por Zélia Gattai. Neste Caminhos da Reportagem, você vai se emocionar com a vida do autor traduzido em mais de 50 países, que acima de tudo gostava de contar uma boa história.

 
 
Jorge Leal Amado de Faria (Itabuna, 10 de agosto de 1912 — Salvador, 6 de agosto de 2001) foi um dos mais famosos e traduzidos escritores brasileiros de todos os tempos1 . Integrou os quadros da intelectualidade comunista brasileira desde o final da primeira metade do século XX - ideologia presente em várias obras, como a retratação dos moradores do trapiche baiano em Capitães da Areia, de 1937. Jorge é o autor mais adaptado do cinema, do teatro e da televisão. Verdadeiros sucessos como Dona Flor e Seus Dois Maridos, Tenda dos Milagres, Tieta do Agreste, Gabriela, Cravo e Canela e Teresa Batista Cansada de Guerra foram criações suas2 . A obra literária de Jorge Amado – 49 livros, ao todo – também já foi tema de escolas de samba por todo o País. Seus livros foram traduzidos em 80, países, em 49 idiomas3 bem como em braille e em fitas gravadas para cegos1 . Jorge foi superado, em número de vendas, apenas por Paulo Coelho. Mas em seu estilo - o romance ficcional -, não há paralelo no Brasil. Em 1994, a sua obra foi reconhecida com o Prêmio Camões.




TV Bahia

.

OS MELHORES RESORTS DE LUXO DO NORDESTE



Os resorts, meios de hospedagens que são verdadeiros centros de diversão e requinte que estão espalhados por todo o Brasil, vem ganhando cada vez mais adesão dos viajantes por oferecem um mix de serviço que satisfazem quem busca conforto e lazer em um só local. Grupos de amigos, casais e famílias optam por esse estilo de viagens para aproveitar a temporada e relaxar em acomodações super confortáveis. As cidades turísticas brasileiras dispõem de excelentes resorts de luxo, que estão sempre preparados para receber os turistas mais exigentes.

Os melhores resorts do Brasil estão instalados na região Nordeste e possuem hospedes durante todos os meses do ano. Os resorts estão presentes em maior número em estados como Bahia, Pernambuco, Alagoas e Ceará.




O resort é uma excelente opção de viagem para as famílias que desejam aproveitar as férias com conforto, luxo e sofisticação. Os resorts no Nordeste do Brasil correspondem a todas as expectativas dos hóspedes e estão bem localizados na costa litorânea da região.





Para os adeptos da versatilidade dos resorts, que apostam na excelência do atendimento e da estrutura de conforto, diversão e lazer, nós selecionamos os 10 melhores do Nordeste. Confira, escolha o seu preferido e faça sua reserva e divirta-se:





Resort Costa do Sauípe (BA) – O complexo que não permite controvérsias a Costa do Sauípe, na Bahia, possui o cenário ideal para quem busca agitação e descanso. Localizado no meio da rota ecológica Costa dos Coqueiros o lugar dispõe de centro gastronômico, de compras, esportivos e de lazer para pessoas de todas as idades.









Praia do Forte EcoResort & Thalasso Spa (BA) – Resort e Spa na Bahia é sinônimo de beleza aliada ao luxo. Essa é a proposta do Praia Forte Ecoresort. O lugar aposta na harmonia da natureza do litoral baiano com a excelência nos serviços. Destaque para gastronomia e arquitetura do hotel cinco estrelas que oferece tratamentos estéticos e de bem-estar.








Nannai Beach Resort (PE) – Sinônimo de requinte o Nannai é um resort que aposta na excelência dos serviços e no charme da arquitetura do lugar que se harmoniza com o litoral pernambucano. Entre os destaques do lugar estão o complexo aquático e a localização reservada da praia de Muro Alto, frente a piscinas naturais com praia privativa para os hospedes.







Summerville Beach Resort (PE) – O preferido entre os mais preferidos da badalada Porto de Galinhas, em Pernambuco, o Summerville possui excelência no conceito resort ao oferecer serviços cinco estrela com sua faixa de 70 km de área verde – mata atlântica nativa, coqueirais e mangue – frente mar com vista para piscinas naturais. Para a hospedagem: apartamentos ou bangalôs.








Beach Park Suites Resort (CE) – Parque aquático, hotel, centro de convenções, é tudo! O Beach Park tornou-se um gigantesco complexo. Além de ser o maior e bem equipado parque aquático da América Latina o complexo localizado no Ceará possui em seu conjunto de atrativos um hotel com padrao interncional com 182 apartamentos à beira mar. Nele há saunas, cinemas, centro de compras, bares e restaurantes e tudo mais que um empreendimento turístico pode oferecer.








TraNsamérica Ilha da Comandatuba (BA) – Se é requinte e luxo que você deseja o primeiro resort que não pode sair da sua lista de lugares a visitar é o Transámerica Ilha de Comandatuba. Isso mesmo! O lugar é uma ilha com 21 km de praias e cercados de jardins tropicais que garante aspectos de verdadeiros paraísos naturais. Este é um dos resort mais luxuoso do Brasil. Localizado no sul da Bahia, tranqüilidade, conforto, privacidade e contato com a natureza são palavras de ordem para quem busca diversão e descanso. O resort possui a opção da prática de esportes náuticos e até mesmo golfe com um campo aberto de dimensões internacionais – trajeto que é feito de avião para conforto e luxo dos hóspedes.







Iberostar Bahia (BA) – Serviço 5 estrelas e estrutura idem. O Iberostar Praia do Forte conta com diversos bares e restaurantes, uma completa área de Spa & Wellness com sala de fitness, seis piscinas, espaço para eventos e convenções, anfiteatro, biblioteca, bar de charutos, área infantil com programa de animação e serviço de creche e babá. Além disso, golf club e outros requintes.








Salinas do Maragogi (AL) – Sem dúvida o melhor do litoral alagoano o resort Salinas do Maragogi está localizado no segundo pólo turístico de Alagoas, Maragogi. Cidade que fica na APA Costa dos Corais que é conhecida pelas belas piscinas naturais.O resort possui serviço 5 estrelas, e sistema all incluse. Ao dispor do hóspede: restaurantes, bares, piscinas, área de lazer, academia, boate e muita diversão.








Itacaré Eco Resort (BA) – De fazenda de cacau a resort, o Itacaré Eco aposta no conforto e no charme para cativar os visitantes que tem ao dispor duas praias exclusivas e um amplo espaço para atividades de lazer e a prática de esporte. Localizado em Itacaré na Bahia, o empreendimento dispõe de exclusivos 24 apartamentos com varanda e diversos atrativos naturais.








Pestana Hotel Beach Resort, Natal (RN) – Se a dúvida é se o local é um parque aquático ou um hotel frente mar com uma das mais belas vistas da capital do Rio Grande do Norte, Natal, a resposta é: os dois. O resort Pestana Natal é um misto de clube e meio de hospedagem que possui as condições ideais para quem gosta de diversão e pretende descansar a beira mar. Com bom padrão de conforto e serviços satisfatórios o resort conta com três piscinas panorâmicas, bastante esaco, quadras esportivas e localização privilegiada a 7 km do centro histórico de Natal.






http://aiquechic.blogspot.com.br/2012/11/resorts-de-luxo-brasileiros.html